A Bahia está vivendo um caos sanitário na agropecuária, denuncia Arthur Maia

A Bahia está vivendo um caos sanitário na agropecuária, denuncia Arthur Maia

Em suas redes sociais, o deputado Arthur Maia denunciou a inoperância do sistema que gerencia o banco de dados da movimentação agropecuária baiana e demonstrou indignação com o que chamou de “caos sanitário”. “Toda a cadeia rural produtiva está vivendo um momento de caos absoluto, porque, por incompetência do governo Rui Costa, os produtores não estão conseguindo emitir a GTA (Guia de Trânsito de Produtos Agropecuários) para fazer o transporte de animais e vegetais”, disse.

Com a limitação técnica imposta, as emissões de documentos sanitários estão ocorrendo de forma manual, ocasionando o comprometimento da sanidade dos rebanhos e dos produtos vegetais produzidos na Bahia. “Estamos falando de segurança alimentar . Os baianos estão correndo um grave risco de consumir animais sem nenhum controle de vigilância, porque os fiscais da ADAB estão sem acesso ao banco de dados. Essa situação interfere diretamente em toda movimentação da agropecuária baiana”, advertiu.

Maia lembrou ainda dos prejuízos econômicos que poderão advir da situação. “Quase 1/4 da economia baiana vem do agronegócio. Estamos com risco iminente de interrupção de toda a cadeia de comercialização, tanto interna como externa, porque ninguém vai querer comprar produto sem ter assegurada a sua sanidade”, alertou.

Nesta quinta-feira (05), o deputado Arthur Maia procurou o Ministério da Agricultura para pedir intervenção em favor dos quase 800 mil produtores baianos. Na ocasião, o parlamentar foi informado que a ADAB já está em contato com a pasta. “Veja a que nível de desmando chega a nossa Bahia administrada por esse governo pavoroso de Rui Costa. Neste momento, a ADAB está batendo nas portas do Governo Federal, a quem tanto critica, para pedir socorro. Não é possível que o nosso Estado, que tem na produção rural a sua principal receita, esteja vivendo uma situação dramática como esta. É lamentável tanta incompetência em um governo só”, finalizou.

Assista o vídeo aqui.