Acompanhado do prefeito de Itapetinga, deputado Arthur Maia se reúne com presidente da Funai

Acompanhado do prefeito de Itapetinga, deputado Arthur Maia se reúne com presidente da Funai

Nesta quarta-feira (14) o deputado Arthur Maia se reuniu com o presidente da Funai, Marcelo Xavier, acompanhado do prefeito Rodrigo Hagge e de representantes do Sindicato Rural de Itapetinga, para tratar da recentes ocupações de grupos autointitulados indígenas em fazendas da região. A Funai já negou que a terra invadida seja de habitação tradicional indígena.

“O drama vivido em Itapetinga é um exemplo da insegurança jurídica que vivem os produtores rurais no Brasil. Na Câmara dos Deputados, sou relator do PL 490/2007, que trata da demarcação de terras indígenas. Um assunto polêmico, mas que precisa ser enfrentado”, disse o parlamentar. O setor agropecuário é de suma importância para a região que vem, ao longo dos anos, fomentando emprego e renda.

De acordo com a Funai, atualmente existem 462 terras indígenas regularizadas em todo o país. Essas áreas totalizam mais de 1 milhão km² e equivalem a de 12,2% do território nacional.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Renan Pereira, o advogado Franklim Ferraz, o presidente do Sindicato Rural, Dida Campos, e o ex-presidente, Eder Rezende.