Deputado Arthur Maia se compromete a ajudar na revitalização da Estação de Psicultura do IFBaiano em Guanambi

Deputado Arthur Maia se compromete a ajudar na revitalização da Estação de Psicultura do IFBaiano em Guanambi

O deputado Arthur Maia recebeu, nesta terça-feira (15), o diretor do IFBaiano Campus Guanambi, Carlito Barros, e o pró-reitor de Ensino, Ariomar Rodrigues, que solicitaram apoio para a revitalização da Estação de Psicultura, no distrito de Ceraíma. A estação possui uma área de aproximadamente 17 hectares e tem capacidade para a produção anual de aproximadamente 5 milhões de alevinos.

Maia se comprometeu a ajudar e lembrou que essa ação só se torna possível devido à recém-inaugurada revitalização do perímetro irrigado de Ceraíma, fruto de emendas do parlamentar no total de R$ 16 milhões. “Recebi com muito carinho este projeto, que custa aproximadamente R$ 2 milhões. Da nossa parte há a determinação. O mais difícil foi levar a água e revitalizar o projeto de irrigação de Ceraíma. As potencialidades do local são gigantescas”, disse. O deputado garantiu levar a proposta para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e disse que se empenhará também junto à comunidade para viabilizar o projeto. “Novamente, de mãos dadas, com alunos, professores e toda a comunidade, haveremos sim de revitalizar a nossa psicultura e dar mais este benefício para a nossa terra” afirmou.

O local pertencia à Companhia de Desenvolvimento Sustentável dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e foi transferido para o IFBaiano a título de doação. O projeto está parado há alguns anos devido à seca da barragem agravada no início desta década. O Centro de Psicultura realizava a reprodução de alevinos para produção comercial e peixamento.

O IF Baiano

O IF Baiano está presente em 14 municípios baianos, com oferta de educação profissional e tecnológica. A instituição trabalha com a proposta de ensino verticalizado, ofertando formação inicial, técnica, superior e pós-graduação. A antiga Escola Agrotécnica Federal de Guanambi, transformada em Campus Guanambi há dez anos, possui atualmente cerca de 1.500 alunos de vários municípios. Dos 190 hectares de área, 90% são destinados a programas experimentais.

O pró-reitor de Ensino, Ariomar Rodrigues, acredita que a concretização deste projeto fortalecerá a relação ensino-pesquisa-extensão no IFBaiano. “O nosso objetivo com este projeto é propiciar alternativas para o aumento de renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores ruais e suas famílias e ainda capacitar os estudantes, produtores e técnicos e desenvolver pesquisas aplicadas no segmento da psicultura”, ressaltou.