Deputado Arthur Maia é o relator da MP de socorro a empresas aéreas sob impacto da covid-19

Deputado Arthur Maia é o relator da MP de socorro a empresas aéreas sob impacto da covid-19

O deputado Arthur Maia foi designado relator da Medida Provisória 925/2020, que trata de medidas emergenciais para a aviação civil diante da pandemia do covid-19. No Brasil, as companhias aéreas entraram em acordo para evitar demissões pelos próximos meses a partir de propostas de redução salarial e redução de jornada. Hoje, todo o setor está praticamente parado pelos esforços de contenção do coronavírus. O número de voos diários caiu em até 95%. Em algumas regiões, o tráfego aéreo foi suspenso totalmente.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas tem reivindicado a liberação do saque do FGTS para a categoria. O deputado Arthur Maia já assumiu o compromisso de atender a essa reivindicação, considerando que muitos pilotos e comissários de voo ficaram sem renda nenhuma (aqueles que entraram em licença não remunerada) ou tiveram seus salários drasticamente reduzidos.

A aviação emprega milhões de pessoas, serve de sustentação para a sobrevivência de outras dezenas de milhões, e é parte crucial do sistema nervoso dos negócios internacionais e do turismo.