Deputado Arthur Maia visita as Obras Sociais Irmã Dulce

Deputado Arthur Maia visita as Obras Sociais Irmã Dulce

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam nesta sexta-feira (14) a visita do deputado federal Arthur Maia. Recepcionado pela superintendente da instituição, Maria Rita Pontes; pelo presidente do Conselho de Administração da OSID, Ângelo Calmon de Sá, além de gestores e líderes das Obras, o parlamentar foi conhecer de perto o trabalho desenvolvido na entidade fundada pela Santa Dulce dos Pobres. Entre os locais visitados, está a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que oferece tratamento completo e gratuito contra o câncer. O núcleo, que atende diariamente 400 pacientes de todas as partes do país e realiza cerca de 11,5 mil atendimentos por mês, tem necessidade de ampliação, especialmente do serviço de Radioterapia, que já conta com uma fila de espera de 300 pacientes.

O encontro foi pautado por um pedido de apoio ao deputado baiano para a aquisição de mais um acelerador linear para a Unacon, equipamento que permite a realização da radioterapia junto aos pacientes oncológicos. Bastante impressionado com os serviços oferecidos na instituição do Anjo Bom, Maia prometeu buscar os recursos para aquisição do aparelho e também para a construção da nova sala que vai abrigá-lo. “Ao entrarmos aqui, a primeira coisa que impressiona é a quantidade de pessoas atendidas, que chegam de todos os lugares da Bahia, pois a instituição se tornou um ponto de referência. É uma obra extraordinária. É preciso que haja a ampliação dos serviços e este ano em Brasília faremos um esforço decisivo que possa trazer pra cá a duplicação da capacidade de atendimento da radioterapia”, declarou.

Em 2019, Arthur Maia destinou  R$ 350 mil para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) através de emenda parlamentar. O recurso de custeio na saúde foi encaminhado para a Prefeitura de Salvador que, por sua vez, repassará ao Hospital Santo Antônio, gerenciado pela entidade filantrópica. Para o Orçamento 2020, o deputado indicou a entidade como beneficiária de outra emenda, no valor de R$ 200 mil.